Analisando...

Analisando...

  • Início em: 03/02/2017

O cinema é a arte de um tempo. Em suas narrativas, são retratados os embates políticos, ecológicos, sociais, familiares e humanitários que caracterizam a realidade contemporânea. É um recorte do momento em que vivemos na história da humanidade e de seus interesses atuais. Por isso, temas de natureza universal tendem a fazer sucesso e a tocar o público que se emociona de diferentes maneiras.

A análise de um filme dentro do universo analítico surge para compreender de que maneira essas histórias se projetam em cada indivíduo, amplificam complexos e acessam imagens arquetípicas nas quais nos identificamos e por isso, nos emocionamos. Utilizamos a narrativa de um filme ou um personagem, muitas vezes, para explicar como nos sentimos quando faltam palavras que exemplifiquem as emoções que carregamos dentro de nós mesmos.

Por isso, a análise de filmes se apresenta como uma ferramenta para destrinchar os aspectos psíquicos que estão por trás de histórias e personagens dos mais diversos sucessos do cinema. Através de discussões e debates sobre o filme apresentado, será possível construir um novo olhar para si e para sua própria história na medida em que acessar as emoções e compreender as nossas projeções auxiliam no processo de autoconhecimento e desenvolvimento emocional de si e do grupo.