Atuação

A análise é um processo de desenvolvimento emocional, no qual trabalhamos através do discurso, as dificuldades e conflitos que se apresentam em determinados momentos da nossa vida. Por não sabermos lidar com essas situações, às vezes inusitadas, ficamos emocionalmente fragilizados e nos sentimos perdidos. É neste momento que a análise se mostra eficiente, na medida em que nos aproxima de nós mesmos, oferecendo um novo olhar diante das situações do dia-a-dia. Isso permite uma transformação no modo de ver e pensar na vida, ampliando assim a consciência de si e do mundo. Esse processo permite adquirirmos maior confiança e integração em nós mesmos para lidarmos com situações dolorosas e conflitantes que, fatalmente, irão se apresentar no decorrer da vida.

Para tanto, é importante salientar que cada ser humano é único, assim como seus sentimentos e emoções, por isso, o processo analítico é conduzido de maneira singular, de acordo com as necessidades e as demandas que cada indivíduo irá apresentar. 


Atendimento Individual para Adultos / Adolescentes / Idosos

Cada fase que vivenciamos no decorrer da nossa história tem suas especificidades e seus conflitos próprios. A terapia respeita o momento de vida de cada um, buscando o desenvolvimento e a consciência psicológica na medida em que o indivíduo a suporta emocionalmente e que, portanto, tem condições de compreender naquele dado momento. Com a evolução do processo terapêutico, muitas peças começam a se encaixar e então, uma nova visão de mundo vai sendo construída. Nesse processo, o indivíduo começa a se desvencilhar do coletivo e olhar mais para dentro de si, consequentemente, aproxima-se de sua individualidade. Sendo assim, a terapia passa a apresentar conteúdos cada vez mais específicos, individuais e íntimos. É nessa intimidade que a análise vai tomando forma, tornando-se mais consistente, analítica e profunda.

Arte-Terapia

 

Encontrar a ti e a arte em si próprio, utilizando a produção artística como um meio de acessar o inconsciente e reconhecer a si mesmo através de imagens, figuras e formas é a proposta da arte como terapia. Para encontrar-te, portanto, é um projeto que utiliza a arte-terapia como base para o desenvolvimento emocional de clientes que estão em processo de análise psicológica. Atua em parceria com a análise individual, cujo objetivo é aproximar o indivíduo de si-mesmo, facilitando o encontro com seu mundo interno, suas emoções, sentimentos, sensações, imagens e símbolos inconscientes.

A livre expressão por meio da arte abre uma possibilidade de o cliente voltar-se para sua profundidade interior e trazer à tona elementos inconscientes que ainda não puderam ser acessados pela via da linguagem. Através da relação consigo e com sua arte, descobrimos potenciais não somente artísticos, mas também de sua vida interior. Nesse processo, podem surgir diversos conflitos e embates que geram crescimento, maior consciência e confiança para enfrentar os desafios da vida. Em parceira com o processo individual, favorece a conexão consigo e com um todo mais amplo, pois acessamos o universo coletivo através das imagens arquetípicas e retornamos ao universo individual para separar-nos desse todo e reconhecer-nos individualmente. Nesse ir e vir, o caminho da individuação vai sendo construído, na medida em que o cliente começa a compreender a si mesmo como um ser integrado à natureza, à humanidade e ao universo que habita, porém se reconhece como um ser único dentro desse mesmo universo. O movimento de ir para o coletivo e voltar para o individual, leva o cliente às dimensões do inferno e do céu, do sagrado e do profano, denunciando pontos frágeis e fortes que o colocam diante de seus maiores embates psíquicos. Conectar-se consigo, com a natureza e reconhecer a sua força faz com que o indivíduo caminhe numa relação mais harmônica em busca do crescimento pessoal. Essa relação ocorre internamente, se exterioriza através da arte e traz de volta para o mundo interno um maior crescimento pessoal, na medida em que se movimenta no presente, transita na memória do passado, projeta-se para o futuro e retorna novamente para o tempo presente, onde a elaboração acontece.

Dentro dessa proposta, a criatividade se configura como um todo que vai do caos à harmonia, do instintivo ao intuitivo, da emoção ao pensamento, da percepção à realização. O pensamento atua criativamente, desconstruindo e construindo imagens em busca de autenticidade. Assim, o processo artístico irá se construir do movimento mais solto para o mais complexo na medida em que a consciência intuitiva se desenvolve e o cliente interage com a matéria ao ponto de ambos se modificarem nessa inter-relação.

“Quanto mais se sabe da relação consigo mesmo, mais se sabe da relação com o todo, com a natureza, com o universo e com o divino” (Iraci Saviani).

CãoVida – Grupo de Apoio a Tutores e Familiares de Cães com Câncer

O CãoVida foi criado com o OBJETIVO primordial de oferecer, aos familiares (e/ou) responsáveis de cães portadores de algum tipo de câncer, apoio emocional, acesso a informações essenciais e auxílio psicológico, com o acompanhamento, a colaboração e a supervisão de profissionais de diversas especialidades (psicologia humana e animal, clinica animal, fisioterapia animal, nutrição pet, oncologia pet, etc), através deste espaço On Line - www.facebook.com/groups/caovida/ -  e encontros presenciais. 

Supervisão clínica

A supervisão, na prática clínica, tem por objetivo amplificar a visão do analista frente às demandas de seu cliente. Possibilita, através da troca de experiências, que um novo olhar seja lançado sobre os caminhos da análise, proporcionando maior conhecimento e enriquecimento das sessões. Na supervisão, o analista se depara com três pilares de formação: sua base teórica, sua experiência de vida e o manejo clínico necessário para encorpar sua prática profissional. É recomendada para profissionais que atuam na área clínica bem como para estudantes que querem enveredar pelo universo analítico e precisam, portanto, estar sempre atentos aos rumos da análise, observando o movimento do seu cliente, o seu próprio movimento pessoal e as interferências que surgem destes encontros. 

Os encontros acontecem toda Quarta às 22:30h.

PROJETO “VOCARE” ORIENTAÇÃO VOCACIONAL & ARTETERAPIA

Vocare – Orientação vocacional & arteterapia é um projeto que utiliza a psicanálise e arteterapia como base para o desenvolvimento emocional de clientes que estão em busca da sua vocação. A livre expressão por meio da arte abre uma possibilidade de o indivíduo voltar-se para sua profundidade interior e trazer à tona elementos inconscientes que ainda não puderam ser acessados pela via da linguagem. Por sua vez, a psicanálise permite a compreensão dos conflitos gerados pelas dificuldades da escolha profissional e a elaboração dos conteúdos internos que possibilitam o encontro com o si mesmo e com a sua vocação.

A partir do conhecimento de si mesmo, do valor que tem no mundo e da importância de se produzir algo valioso a partir das suas competências sociais, emocionais e intelectuais, é possível atrelar os propósitos e habilidades individuais com a profissão exercida ou desejada. A vocação é o chamado do nosso mundo interior para realizar algo na vida que dê prazer e satisfação. É o que brilha os olhos e nos arrasta para um caminho de realização pessoal, no qual o nosso legado pode ser construído na medida em que produzimos algo que acreditamos e que nos identificamos. O encontro com a nossa vocação e a possibilidade de desenvolvê-la ao longo da vida é fundamental para desempenharmos um trabalho que seja parte integrante do nosso dia-a-dia, colaborando para o bem-estar e a evolução de cada um de nós.

            Dessa forma, a orientação vocacional desconstrói os mitos acerca da escolha profissional, os valores rígidos e as possíveis influências familiares, sociais ou culturais arraigadas no sistema emocional do indivíduo que possam atrapalhar o contato mais íntimo com seu mundo interno. A partir dessa desconstrução, começamos a trilhar um novo caminho, onde o reconhecimento de si mesmo, de seus valores, habilidades, interesses e desejos vão delineando as escolhas e os interesses que irão guiar o indivíduo em busca de seu propósito e do sentido de sua vida.