BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE IMPEDEM O SUCESSO ATRAVÉS DA JORNADA DO HERÓI - Adriane Colerato

BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE IMPEDEM O SUCESSO ATRAVÉS DA JORNADA DO HERÓI - Adriane Colerato

BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE IMPEDEM O SUCESSO ATRAVÉS DA JORNADA DO HERÓI - Adriane Colerato

  • Por Humanae
  • Publicado em: 10/01/2019

BARREIRAS PSICOLÓGICAS QUE IMPEDEM O SUCESSO ATRAVÉS DA JORNADA DO HERÓI

Durante nossa caminhada de vida nos deparamos com momentos de mudanças e escolhas. Algumas vezes essas mudanças acontecem por iniciativa própria, outras por acontecimentos externos que fogem do nosso controle. A partir do momento que olhamos para a nossa vida e nos deparamos com rotinas diárias que não nos motivamos mais é aí que nosso arquétipo do herói foi ativado e o chamado da Jornada do Herói deve iniciar.

Para Joseph Campbell a Jornada do Herói acontece em três partes:

  1. PARTIDA: quando o arquétipo de herói é ativado e a pessoa está incomodada na sua Zona de Conforto, precisa fazer algo mais lhe falta força, apoio e coragem. O chamado ocorre, mas a 1ª. Barreira Psicológica surge aí: O MEDO DA MUDANÇA.

O Medo da Mudança está relacionado com a Zona de Conforto, muitas vezes a pessoa tem uma carreira estável, um salário bom, mas falta algo em sua vida, aquela rotina não lhe preenche mais. Precisa de um desafio novo, é o chamado do Herói.

Também podemos citas a 2ª. Barreira Psicológica nesse momento: FALTA DE APOIO. Muitas vezes nesse momento precisamos de um Mentor. Nos filmes e nos Contos existe a figura de um sábio que enxerga nosso potencial acima de nós mesmos. Esse mentor é necessário para iniciarmos o segundo passo na Jornada:

  1. INICIAÇÃO: é o começo da caminhada. O caminho que será percorrido. Aonde você será testado fisicamente, psicologicamente e mentalmente. Momento mais difícil e crucial da sua Jornada.

Nesse momento lidamos com as barreiras psicológicas mais profundas.  3ª Barreira: DECEPCIONAR PAIS, FAMILIA E AMIGOS: se libertar da vida que os outros esperam de nós; 4ª. Barreira: FANTASIAS EMBUTIDAS NA INFANCIA: quantas vezes foram faladas durante a infância que você não era capaz e que isso não era para você. Crescemos com essas crenças limitantes e acreditamos que não podemos.

Nessa etapa também nos deparamos com nossa sombra, aspecto mais escuro da nossa personalidade. É nesse momento que a 5ª. Barreira entra em cena, A SOMBRA, e acredito ser a mais profunda, por coloca nossa ética e moral em xeque.

  1. RETORNO: Você se torna alguém novo. As pessoas não estão acostumadas com o seu novo EU. Trazendo assim a 6ª. E última barreia a ACEITAÇÃO DO NOVO EU. Você rompe paradigmas, cria conhecimentos, torna-se o Herói.

 

Adriane Colerato